sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Tejipió

O atual bairro de Tejipió teve origem numa extensão de terras existente na margem esquerda do Rio Tejipió, na Freguesia da Várzea, entre os municípios do Recife e São Lourenço da Mata. 

Naquela região existia um engenho-de-açúcar de propriedade de Sebastião Bezerra. Com a invasão holandesa (1630-1654) esse engenho foi confiscado e, posteriormente, vendido a João Fernandes Vieira que ali instalou uma fazenda. 





Na primeira metade do século XVIII, na área onde existiu a fazenda de Fernandes Vieira foi construída uma capela dedicada a Nossa Senhora do Rosário. E foi em torno dessa capela que surgiu o povoado de Tejipió. 

Igreja de Nossa Senhora do Rosário


Em 1819, o governo de Pernambuco aterrou uma área e abriu um caminho ligando Tejipió à cidade do Recife, obra que acabaria dando impulso ao desenvolvimento do povoado. Mais tarde, em 1836, esse caminho foi transformado numa estrada de rodagem. 



Casarão antigo

Escola Alberto Torres

Escola Aníbal Falcão

Escola Edwiges de Sã Pereira


O bairro de Tejipió integra a 5ª Região Político-Administrativa do Recife (RPA-5), a Sudoeste da cidade, formada por um total de 16 bairros. 



Igreja Presbiteriana de Tejipió

Estação do Metrô

"Rio" Tejipió


O bairro está localizado entre o Barro, Jardim São Paulo, Sancho e Coqueiral.

Conforme dados do Censo IBGE, em 2000 a população de Tejipió tinha uma renda média mensal de R$ 670,22. Outros dados do Censo:

População: 8.486 habitantes

Área: 104,3 hectares

Densidade: 81,39 hab./ha

sábado, 13 de outubro de 2012

Boa Viagem

O bairro de Boa Viagem, cujo nome deriva da igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, é um dos mais importantes na cidade do Recife. Uma das suas principais características é a sua posição ao longo do Oceano Atlântico. A avenida Boa Viagem, que corta o bairro por completo, é à beira-mar. O bairro nobre possui uma das maiores aglomerações por metro quadrado da população da cidade, tendo em vista a grande quantidade de edifícios. Em virtude de sua bela costa praiana, considerada uma das mais bonitas praias urbanas do Brasil, existem diversos hotéis no local. Boa Viagem localiza-se na zona sul da cidade e é banhada pelo Oceano Atlântico, onde também fica a praia de Boa Viagem. Seu IDH em 2000 era o segundo maior da cidade do Recife sendo de 0,974, superado apenas pelo IDH do bairro da Jaqueira.[1] No século XVII foi construída uma igreja dedicada à Nossa Senhora da Boa Viagem em razão da devoção dos pescadores que habitavam o então pequeno povoado. A urbanização só ganhou impulso no início do século XX, com a construção da avenida Boa Viagem. Mesmo assim ainda era um bairro de veraneio. Os primeiros arranha-céus do bairro, os edifícios Holiday (1957), Acaiaca (1958) e Califórnia (1960), foram feitos originalmente como endereços de veraneio. Tornou-se realmente residencial no fim dos anos 70, aliado à construção do Shopping Recife. IDH: 0,974 Área territorial (hectare): 738,1 População residente: 100.388 População residente por sexo: Masculina: 44.812 Feminina: 55.576 População por faixa etária: 0 - 4 anos: 5.795 5 - 14 anos: 13.817 15 - 39 anos: 43.506 40 - 59 anos: 24.993 60 anos e mais: 12.277 Taxa de alfabetização da população de 15 anos e mais: 96,32% Densidade: Demográfica (habitante/hectare): 136,0 Domiciliar (habitante/domicílio): 3,25 Proporção de mulheres responsáveis pelo domicílio: 36,83% Quantitativo de imóveis por uso (IPTU/Sec. de Finanças): Imóveis residenciais: 35.856 Imóveis não-residenciais: 7.764 Terrenos: 6.506 Zonas especiais de interesse social (ZEIS) e áreas pobres: Borborema, Entra-a-Pulso, Ilha do Destino, Rosa Selvagem, Sítio Wanderley, Vila Arraes e Sítio Cardoso. Fonte: Censo do IBGE (2000) e Prefeitura da Cidade do Recife Principais vias Avenida Conselheiro Aguiar Avenida Boa Viagem Avenida Domingos Ferreira Avenida Visconde de Jequitinhonha Rua Antônio Falcão Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Igreja_boa_viagem_recife.JPG
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Igreja_boa_viagem_recife.JPG

Casa Amarela

Casa Amarela é um bairro da cidade do Recife. Localiza-se na região norte. É um dos mais populosos da cidade, famoso pela seu Mercado Popular (Mercado de Casa Amarela), feira-livre e intenso comércio. A povoação do bairro apareceu ao redor do Arraial Velho do Bom Jesus, depois das invasões holandesas. O nome é bem antigo, assim como a história do nome. Antigamente no bairro existia o final de uma das linhas de bonde do Recife, e acabava exatamente em um sítio, que tinha uma casa, de propriedade do português Joaquim dos Santos Oliveira, que para ali se mudara a conselho médico, para tratamento da tuberculose que o acometera. Curando-se da doença, o proprietário mandou pintar a casa de ocre, e assim foi ficando conhecido o final da linha do bonde, Casa Amarela, surgindo, dessa forma, o nome do bairro. Já foi considerado o bairro mais populoso do Recife, desmembrado da Freguesia do Poço da Panela. Dele faziam parte os hoje bairros do Morro da Conceição, Vasco da Gama, Nova Descoberta, Tamarineira, Macaxeira, Mangabeira e Alto José do Pinho. A reestruturação político-administrativa da cidade, cumprindo a lei municipal 14452, de 1988, desmembrou o bairro original, deixando-o apenas com o território atual, que compõe seu centro histórico e comercial. O bairro perdeu toda sua área de morros, exceto o Alto Santa Isabel. Segundo o Censo do IBGE, em 2010 descreve o bairro de Casa Amarela como o sexto maior aglomerado subnormal do país, com os seguintes dados: População: 53.129 habitantes Área: 185,0 hectares Densidade: 287,10 hab./ha IDH em 2000: 0,918[3] Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_Amarela_(Recife)