sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Tejipió

O atual bairro de Tejipió teve origem numa extensão de terras existente na margem esquerda do Rio Tejipió, na Freguesia da Várzea, entre os municípios do Recife e São Lourenço da Mata. 

Naquela região existia um engenho-de-açúcar de propriedade de Sebastião Bezerra. Com a invasão holandesa (1630-1654) esse engenho foi confiscado e, posteriormente, vendido a João Fernandes Vieira que ali instalou uma fazenda. 





Na primeira metade do século XVIII, na área onde existiu a fazenda de Fernandes Vieira foi construída uma capela dedicada a Nossa Senhora do Rosário. E foi em torno dessa capela que surgiu o povoado de Tejipió. 

Igreja de Nossa Senhora do Rosário


Em 1819, o governo de Pernambuco aterrou uma área e abriu um caminho ligando Tejipió à cidade do Recife, obra que acabaria dando impulso ao desenvolvimento do povoado. Mais tarde, em 1836, esse caminho foi transformado numa estrada de rodagem. 



Casarão antigo

Escola Alberto Torres

Escola Aníbal Falcão

Escola Edwiges de Sã Pereira


O bairro de Tejipió integra a 5ª Região Político-Administrativa do Recife (RPA-5), a Sudoeste da cidade, formada por um total de 16 bairros. 



Igreja Presbiteriana de Tejipió

Estação do Metrô

"Rio" Tejipió


O bairro está localizado entre o Barro, Jardim São Paulo, Sancho e Coqueiral.

Conforme dados do Censo IBGE, em 2000 a população de Tejipió tinha uma renda média mensal de R$ 670,22. Outros dados do Censo:

População: 8.486 habitantes

Área: 104,3 hectares

Densidade: 81,39 hab./ha

6 comentários:

  1. EU MOREI DE 50 À 1960 NESTE BAIRRO DE TEJIPIO ESTUDEI NA RUA FALCAO DE LACERDA NUMA RESIDENCIA DE UMA PROFESSORA EURIDICE DE SOUSA CARNEIRO ESTUDEI NUMA ESCOLINHA ESCOLAS REUNIDA NO PACHECO.EM 60 MEU PAI QUE ERA DA EB FOI TRANSFERIDO PRA O RJ..VOLTEI EM RECIFE EM 1978..FUI EM TEJIPIO E VI QUE TINHAM DERRUBADO O MERCADO DE TEJOPIO..FIQUEI TRISTE E O BAIRRO MUDOU PRA PIOR..NA IGREJA DO ROSARIO VI O ANTIGO CRISTO ABANDONADO EM UM QUARTO CHEIO DE BUGIGANGA E MADEIRAS VELHA UM CRIME E NO LUGAR DE OUTRO CRISTO PARECENDO DE GESSO...A IGREJA EM MA ESTADO DE CONSERVACAO PRATICAMENTE ABANDONADA...FIQUEI TRISTE ATE PELOS AMIGOS QUE MORAVAM NA RUA FALCAO DE LACERDA MUITO MORRERSM OUTRO MUITO POUCO AINDA RESIDEM POR LA...MOREI NA CASA 613 E 525 ESSA ERA AO LADO DA CASA DO DR MASSAL TINHA DUAS FILHSS JOSELI E MARCIA...MUITO AMIGAS NOSSA CHEGUEI NAMORA NA EPOCA OM 11 ANOS NA FRENTE DA NOSSA CASA MORAVA O PROFESSOR JOROASCO DR UM COLEGIO EM COQUEIRAL...MESMO ASSIM TENHO SAUDADE DO TEMPO DE CRIANCA QUANFO RESIDIAMOS LA..NA IGREJA TINHA PASTURIS TEATROS E ENCONTRO ENTRE OS JOVENS MORADORES E FREQUENTADORES DA IGREJA...O PADRE ERA O PADRE PESSOA TINHA UMA AUXILIAR DA IGREJA MUITO CONHECIDA NO BSIRRO DONA MINININHA DAVA AULA DE CATESISMO PRA DEPOIS FAZERMOS A PRIMEIRA COMUNHAO..MUITO BOM ESTUDEI NUMA ESCOLA DO MUNICIPIO EM SUCUPIRA LOGO DEPOIS DA IGREJA DO ROSARIO ...SINTO MUITA SAUDADE DO BAIRRO DA MINHA ADOLECENCIA...TEJIPIO !...


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Onde ficava o antigo mercado de Tejipió?

      Excluir
    2. Estou fazendo uma pesquisa p minha tese de Mestrado sobre os imóveis antigos de Tejipió.

      Excluir
  2. Alguém lembra da Escola Instituto Tia Carmen em 1980 e do Centro Espírita da Mãe Bel em Tejipió na década de 80?

    ResponderExcluir
  3. O MERCADO DE TIGIPIO FICAVA ONDE HOJE EXISTE UMA PRACA NA R.FALCAO DE LACERDA...DO NUMERO 523 DA FALCÃO DE LACERDS DESCENDO DOBRAR A PRIMEIRA RUA A ESQUERDA ONDE TEM UMA PONTE QUE VAI PRO PACHECO...É UMA PRACINHA VAGABUNDA..E ACHO QUE ELES OS ADMINISTRADORES DA EPOCA DERRIBARAM O MCDO TALVES DE 1800 OU 1920 OU COISA ASSIM SO SEI QUE ERA MUITO ANTIGO E OS SAFADOS DERRUBARAM PARA CONSTRUIR UM OUTRO PASME EM CAVALEIROS...SO POR ISSO UM MRCDO QUE TKNHA IM HISTÓRIA..VENDIA DE TUDO ATE CALDO DE CANA COM GELO EM PEDRA E RASPS..RASPA COM SABORES VARIADOS..COCO.MAÇA MORANGO..ERA UMA COISA MARAVILHOSA TINHA AS ANTIGAS VENDAS QUE VENDIA DE TUDO TUDO NO INTERIOR DO MRCDO..GALINHA .BATATA ..COMO SE FOSSE UMA FEIRA LIVRE..ENTÃO OS CANALHAS DERRUBARAM UMA CONTRUCAO RICA EM TERMO DE SRQUITETURA COLONIAL...ACHO QUE ELE É OU QUASE É DA CONTRUCAO DO MERCADO DE S. JOSE NO CENTRO DE RECIFE...MAS PELO FEITIO..ACHO EU QUE SAO DO MEDMO ANO OU DECADA...LEMENTO RESIDI NA R FALCAO DE LACERDA EM DUAS CASA A 613/523...NOS ERAMOS VIZINHO DO DR MASSAU...ELE MORSVA COM A ESPOSA D JUZELE E UMA FILHA JUZELE/MARCIA E UMA SECTÁRIA DO LAR ANITA..PESSOAS QUE ERAM CONSIDERADO ,",RICAS ,"...E NA FRENTE O PROFESSOR JOROASCO..TINHA MULHER E TRES FILHOS DUAS MULHERES E UM FILHO E ME LEMBRO QUE PROXIMO TAMBEM TINHA O CORREIO E TZMBEM UMA LOJ QUE VENDIA URNA MORTUÁRIA ENFRENTE DA AGORA PRACA TINHA O BAR DO MANE GATO..PERTO DZ PADARIA TINHA A LJ DE MOVEIS DO LUCILO.ELE ERA MAGRINHO CZBELOS LISOSO UMA ÓTIMA PESSOA E ASSIM POR DIANTE ACABARAM COM A R FALCAO DE LACERDA HOJE TUDO DZNIGICADO ESTRSGADO COMO "TODO RECIFE...INFELISMENTE...O GOVERNO NA EPOCA ERA SIDE SAMPAIO..NAO FEZ NADA SÓ ENGANOU O POVO DE PERNAMBUCO...MAZ COMO POVO SDORZ SER ENGANADO FICOU TUFO CERTO ..ESTUDEI NA ESCOLINHA NA F.DE LACER 536.PROF DONZ EURIDICE DE SOUSA CARNEIRO QUE ERZ VIZINHA DE UMA SRA CHZMADA ,",,MARIA TIJOLO QUENTE QUE NAO ERA BOA DA MENTE.FUI MUITO EM PASTORIS FESTA NO PATIO DA IGREJA ONDE TEM UM SALAO DE FESTA TINHA TEATRO E UM SENHORA QUE TOCAVA PIANO.MUITO BEM...MUITA SAUDADE QUE EU GUARDO DAQUELA EPOCA SAIMOS DAI RECIFE PRA O RJ 1961..EM 1986 VOLTEI EM VISGRM EM PE E FUI VISITAR ONDE FUI CRIADO QUE MEU PAI ERA CAP.DO EXERCITO E FOJ TRSNSFERIDO PARA RJ.SO CHEGAR EM PE FUIDM TFGIPIO E FIQUEI TRISTES O QUE PRESENCIEI TUDO ESTRAGADO UMA VERDSDRIRZ ZONA...FIQUD TRISTE EM VER UM LUGAR QUERA TAO LIDO E SAUDOSO ..SE ENCONTRAVA NAQUELA MERDA..MAS FOI BOM VOLTAR LA PARA MATAR A SAUDADE É VER COMO SE ENCONTRA O ANTIGO BAIRRO DO SAUDOSO TIGIPIO E A R. F.LACERDZ E A IGREJA...SAUDADE É BOA NOUTE.

    ResponderExcluir
  4. Nasci na Maternidade São João da Escócia em 1974 e residi desde então até 1996 na Rua Falcão de Lacerda, 287, Tejipió, no primeiro andar do Colégio Barão do Rio Branco, fundado em 1970 pelo meu pai Professor Elias Rstis e minha mãe Professora Semíramis Ratis, foram os melhores anos de minha vida. Tempos que infelizmente não voltam mais. Mas valeu cada dia daquele tempo.

    ResponderExcluir